terça-feira, 23 de novembro de 2010

Para William @delucca

William, comentando seu blog (para quem não leu: http://deluccamartinez.blogspot.com/2010/11/um-manifesto-contra-lei-da-homofobia-e.html)


Pensei em ser breve, mas melhor não. Li seu perfil ao lado e, antes de comentar, irei também me apresentar. Nada mais justo.


Sou Cristina Dracco. Psicóloga e psicanalista (por formação), música e escritora (por persistência) e Desenhista e ilustradora (por profissão).


Tenho 31 anos, paulistana. São Paulina fanática. Homossexual e "tuiteira". Quase fui entomologista. Amo insetos. Por não acreditar em deus, acho que eles fazem parte da natureza, e são belos e úteis. E quanto aos aracnídeos... bem... eu sou suspeita... adoro aranha... rsrs


Agora que estamos quites, comentarei seu maravilhoso texto-protesto.


Sou branca. Neta de Alemães. Olhos azuis. Mas sou mulher, homossexual e atéia.


Minha ex-namorada, coitada... é mulher, atéia, homossexual negra, gorda e nordestina! Pelas estatísticas ela já superou a expectativa de vida (32 anos) e vivendo no Brasil!


Você já leu Silvio Romero? Para quem não conhece, irei "passar por cima". Segundo esse pseudo-intelectual, os negros não eram humanos. Eram uma "Sub-espécie" e nunca seriam tão inteligentes quanto os brancos. Na época as pessoas acreditavam nisso. Negros não podiam entrar na missa. Não eram suficientemente humanos para isso. Quando um branco tinha um filho com uma negra, Sílvio Romero descrevia que, pior que ser negro era ser mestiço, pois era a "degeneração da espécie". Pardos. A palavra "pardo" significa "sujo". Assim os filhos de brancos com negras eram chamados.


E escravizados.


Provava-se "cientificamente" que o negro não era tão capaz quanto um branco, e caso um negro achasse que tinha algum direito, alguém logo dizia: Andar com negros te torna tão sujos e indignos quanto eles.


O tempo passou.


Muita gente foi contra os Abolicionistas. Usaram até a bíblia para defender a escravidão nesse país.


Demorou, mas a lógica gritou mais forte! E os negros foram libertados. Sem emprego. Na miséria. Viveram como puderam. Sobreviveram. E até hoje, mais de cem anos depois, ainda sofrem o preconceito e são tratados como no tempo de Silvio Romero. 


Qual a lógica de alguém se achar melhor que outro alguém somente baseado na cor da pele?
Hoje em dia defender o direito dos negros não é tão absurdo quanto era há 50 anos atrás. Negro é lindo! Que bom que perceberam, não é?


Hoje em dia, somos nós, homossexuais. A "degeneração da espécie". Ouvimos tudo o que os negros já ouviram. Estamos passando hoje pelo que muitos negros passaram. E temos muito protesto pra fazer para conseguirmos ser tratados como cidadãos comuns, e não sub-espécie, sub-humano com sub-direitos (quero pagar metade dos impostos, posso?).


Um dia, as pessoas olharão para esse século e se perguntarão: Como puderam ser tão cruéis com seres humanos somente pela orientação sexual deles?


Espero que esses dias sanguentos esteja perto de acabar.


O ódio nunca venceu o amor no final. Adoro cinema, e sei disso... Infelizmente, enquanto essa "tolerância" com os diferentes não ocorre, pessoas estão morrendo... Queria não ter essa pressa toda. Queria que ninguém mais tivesse que morrer por ser quem é.


... mas é só um sonho...


Enquanto isso, não vou me esconder. Não vou me calar. E se a morte tiver que vir, estarei aqui de peito aberto, pois sei que toda guerra tem baixas. Mas sei que no final valerá a pena! Desistir nunca, me esconder jamais. Antes de eu ser homossexual, antes de eu ser mulher, antes de eu ser atéia eu sou um ser humano e mereço ser respeitada!

3 comentários:

  1. matou a pau ! também tenho essa filosofia de vida e sempre tive, e acho horrível que as pessoas se escondam por covardia - o que muitos amigos meus fazem e ainda acham que estou errado em me mostrar.
    parabéns pelo engajamento, foi uma sorte ter achado seu blog através de um comentário deixado no cleycianne.com (;

    ResponderExcluir