sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Chamas no Photoshop




Olá! Hoje vou passar uma dica de Photoshop para iniciante, ok? Vou ensinar a colocar fogo nas palavras, como eu fiz com meu nome aí em cima!


Uso o Photoshop CS2 em português, se vcs usarem o Inglês vão ter que traduzir. Moro no Brasil e gosto de usar o português sempre que possível.


LETREIRO EM CHAMAS - PHOTOSHOP


1) Abra o Photoshop, dê o Ctrl+N para pedir um novo arquivo.
    Use as configurações de uns 300 x 300 pixels. RGB 8 bits


2) Use a ferramenta de preenchimando e preencha o fundo de preto (para destacar as chamas).


3) Clique no T (texto), e inverta as cores na lateral (quadradinhos branco e preto), para que a letra seja escrita em Branco (Depois a gente deleta e ela fica preta, mas usem a branca pra facilitar a visualização)


4) Escreva a palavra, por exemplo "Seu Nome". Escolha uma fonte legal, e um tamanho grande, mas que dê espaço para as chamas. (Pense em um quarto do quadrado preto - Área de Trabalho do PhS).


5) Repare ao lado que surgiu uma outra camada (layer). Clique para renomear, pode ser "Seu Nome" mesmo. Segure o Ctrl e dê um clique em cima da imagem T do lado dessa camada renomeada para "Seu Nome". Quando você usar o atalho Ctrl+Clique mouse, vai automaticamente selecionar as letras do texto que vc vai "por fogo".


6) Na barra de Menu, escolha Selecionar... Salvar Seleção. Salve as letras em branco. Dê  um nome, tipo, "Teste" ou "Chamas", porque vamos usar mais tarde pra letra ficar preta.


7) Vá no Menu Imagem, escolha Girar tela de Pintura - Gire 90 graus Anti-horário. Clique com o botão Direito do Mouse na Camada "Seu Nome" pra Rasterizar (pra podermos usar o filtro temos que rasterizar. Tem o atalho também: Ctrl+R)


8) Vá no Menu, Filtro, Estilização, Vento (wind). Vai aparecer uma tela. Escolha "Vento" mesmo (pode ser Rajada, mas o "Vento" eu acho que fica melhor), lá em baixo deixe em "Para Direita" mesmo. Use o efeito umas duas ou três vezes para puxar bastante as "chamas" (DICA: O Atalho Ctrl+F repete o efeito usado por último, assim não precisa entrar de novo em Filtro, Estilização, Vento, Janelinha, etc...)



9) Vá no menu Filtro, Distorção, Ondulação. Aplique uns 150 ou 200% de Ondulação.


9) Filtro, Desfoque, Desfoque Gaussiano (Não esqueça de mudar o Raio para 0.5)


10) Vá em Imagem, Girar tela de pintura, 90 graus sentido horário (Pro texto ficar de pé),


11) Vá lá no Menu Selecionar > Carregar Seleção. Onde tem a caixinha Canal: Troque o "Transparência de" pelo que você salvou no começo da edição, com o nome de "Teste" ou "Chamas". Ele vai fazer a seleção das Letras do seu Texto. Aperte uma vez o "Delete" para apagar essas letras e ficar preto. Desfaça a seleção com atalho Ctrl +D.


12)  Menu Camada > Mesclar para Baixo (Ou só o atalho Ctrl +E) pra unir todas as camadas pra gente poder pintar.


13) Equilibrio de Cores (Atalho Ctrl +B). Onde tem Tons Médios, tem 3 caixinhas. A Primeira vc digita "100", a do meio é 0 (zero) e a última é "-100" (menos cem). Clica em baixo em "sombras" e faz a mesma coisa... 100 na primeira caixa, Zero na segunda caixa e Menos Cem na última. Clica lá em baixo em "realces" e digita 100 na primera caixa, Zero na segunda caixa e MENOS DEZ na última, senão fica forte de mais e dá um efeito forçado.


14) Agora é só salvar como JPG e colocar no seu Orkut, Blog, pode fazer com seu nome ou nome dos amigos.


Espero que seja útil.


Abraço e até a próxima!


2 comentários:

  1. Ficou bonito...
    Parabéns!
    bjos!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Agora estou sem PS, mas até eu que sou mais burralda para esses programas entendi direitinho como fazer, muito legal sua forma de explicar, quando eu reinstalar o programa eu vou fazer.
    Obrigada pelo letreiro que você fez para nós, adorei, o Fábio ainda não viu mas, qdo ele vir vai querer colocar no blog dele rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs. bjbjbjbjbjbjbj

    ResponderExcluir